Perícia Médica e Consulta Médica
A perícia médica em nada se assemelha com uma consulta médica, devendo naquela o médico perito ou assistente técnico ser mais proativo, investigando e fazendo as vezes dos interessados e do próprio julgador.
O paciente, quando diante de uma consulta médica, tem o interesse de informar ao médico sobre seus sintomas, referindo a verdade, auxiliando, assim, o profissional em descobrir o diagnóstico correto do seu problema e, consequentemente, instituir tratamento para o seu benefício próprio.
Na perícia médica, por sua vez, o periciado poderá omitir e distorcer informações necessárias à conclusão da perícia médica, assumindo posturas conflitantes de comportamento e de atividade física, momentos antes e depois do exame pericial.
Nesse sentido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) conceitua tal conduta como “a produção intencional ou invenção de sintomas ou incapacidades tanto físicas quanto psicológicas, motivadas por estresse ou incentivos externos”.
Ou seja, o médico perito e o assistente técnico devem estar preparados para verificar se não existe uma motivação consciente ou produção inconsciente de sintomas, cotejando com a anamnese e com a história clínica do periciado.
Continue acessando o nosso blog e fique por dentro das novidades e informações sobre Perícia Médica e Consulta Médica.
Se preferir, deixe um comentário abaixo sobre Perícia Médica e Consulta Médica.
Comments